De acordo com uma pesquisa do Global Agenda Council, do Fórum Econômico Mundial, sobre o futuro dos softwares e da sociedade, boa parte das tecnologias das quais ouvimos falar atualmente atingirão momentos de virada em 2025.
A pesquisa consultou mais de 800 executivos e especialistas da indústria de tecnologia e identificou os pontos de impacto até 2030, os quais listamos abaixo:
1. O primeiro smartphone implantável no seu corpo estará disponível em 2025
“As pessoas estão cada vez mais conectadas a dispositivos, e os dispositivos estão cada vez mais conectados aos corpos das pessoas”, diz o texto do estudo. Dispositivos capazes de identificar doenças, rastrear pessoas, enviar dados a centros de monitoramento e librar medicamentos automaticamente, por exemplo, já serão comercializados em 2025.
A pesquisa cita, como pontos negativos, preocupações com privacidade e diminuição da segurança dos dados.
2. Nossos próprios olhos serão interface de tecnologias em 2023
O Google Glass é apenas o começo. A tecnologia será capaz, em 2023, de conectar nossa própria visão aos dispositivos eletrônicos. Isso, segundo o texto “pode mudar a forma como aprendemos, navegamos e fornecemos informações e feedbacks a empresas e bens de serviço”. Um possível impacto negativo, diz a pesquisa, é o vício cada vez maior.
3. 10% das pessoas usarão roupas conectadas à internet em 2022
A tecnologia está cada vez mais pessoal. Relógios inteligentes não são “nada” perto da possibilidade de adicionar chips a todas as suas peças de roupas, permitindo, por exemplo, rastrear crianças e detectar hábitos pouco saudáveis. A companhia Gartner espera que 70 milhões de relógios inteligentes e outros smartbands sejam vendidos em 2015, número que aumentaria para 514 milhões em cinco anos, diz o texto.
4. 1 trilhão de sensores conectados – a internet das coisas em 2022
“Especialistas sugerem que, no futuro, todos os produtos físicos podem estar conectados a infraestruturas de comunicação, e sensores em todos os lugares permitirão que as pessoas tenham percepção completa de seu ambiente”, diz o texto.
Os hardwares estão cada vez mais baratos e há cada vez mais poder computacional. Sensores podem monitorar comportamentos e saúde e comunicar-se entre si através da rede, fornecendo dados em tempo real.
5. Cidades inteligentes em 2026
Em 2026, veremos a primeira cidade com mais de 50.000 habitantes e nenhum semáforo, segundo o estudo. Cidades progressistas, como Singapura e Barcelona, já implementam serviços que funcionam através de dados. Até mesmo as estradas serão conectadas à internet. Os sensores facilitarão desde o deslocamento até a retirada do lixo das ruas.
6. Decisões tomadas através da big data em 2023
Há cada vez mais dados e informações sobre comunidades, e mais e mais decisões são tomadas usando informações baseadas em pesquisa.
7. 10% dos carros serão autônomos em 2026
Muitas empresas, como o Google e a Audi, já trabalham nisso. Você provavelmente já ouviu falar em carros que não precisarão de motoristas. É possível que este tipo de veículo seja mais seguro, tenha menor impacto ambiental e diminua o congestionamento significativamente. Dez por cento pode parecer pouco, mas a tendência a partir daí é que o número aumente com muito mais velocidade.
8. Inteligência artificial em conselhos de empresas em 2026
A tecnologia da IA pode aprender com os erros para tomar decisões, e a pesquisa acredita que em 11 anos veremos o primeiro conselho de empresa com um membro eletrônico. Isso significa potencialmente conclusões mais rápidas e mais precisas.
9. 30% dos empregos de colarinho branco serão substituídos por IA em 2025
As ferramentas de inteligência artificial são boas em automatizar processos e tomar decisões, o que significa boa parte dos empregos de escritórios. Um estudo da Oxford disse que, em 2010, 47% dos empregos dos EUA poderiam ser performados por computadores.
10. O primeiro farmacêutico-robô em 2021
Muitos empregos já são influenciados por robôs. Em 2021, segundo as previsões, já poderemos confiar na tecnologia para receitar os remédios de que precisamos.
11. 10% do PIB mundial armazenados na nuvem em 2027
Boa parte do dinheiro pode estar disponível através de Bitcoins muito em breve. A “blockchain” é uma forma de distribuir com segurança este tipo de moeda – atualmente, essa “corrente” já possui aproximadamente US$20 bilhões, ou 0,025% do PIB global de US$80 trilhões. A pesquisa lista apenas impactos positivos para esta mudança, que passam por inclusão digital e maior transparência.
12. Cobrança de impostos através da rede em 2023
As transações financeiras por bitcoins podem facilitar – e muito – determinados tipos de cobranças, como impostos. De acordo com o texto da pesquisa, um candidato à prefeitura de Londres já fez a sugestão de implementação desta tecnologia para evitar fraudes.
13. Produção do primeiro carro feito por uma impressora 3D em 2022
Atualmente, as impressoras 3D trabalham principalmente com a fabricação de produtos de plástico, os quais são feitos camada por camada. Mas muitas empresas já trabalham com a ideia de usar outros tipos de material – já é possível “imprimir chocolate”, por exemplo.
Essas impressoras são cada vez mais acessíveis e poderão ser usadas para fabricar uma imensa quantidade de produtos em breve.
14. Transplante de fígado feito com impressora 3D em 2024
O processo é chamado de “bioimpressão”, e promete otimizar a medicina – e muito. Os materiais usados para este tipo de impressão passam, por exemplo, por pó de titânio na fabricação de ossos, e as pesquisas já começaram.
15. 5% dos produtos consumidos feitos por impressoras 3D em 2025
Nesse cenário das possibilidades da impressão em 3D, os produtos poderão ser softwares que as pessoas baixam e imprimem em casa, customizados e sob demanda. Isso poderia reduzir custos e aumentar a acessibilidade a esses produtos.
0 Comments:
Postar um comentário