Por que algumas pessoas continuam em seus empregos, ano após ano, mesmo sem gostar deles?
Os pesquisadores pensavam que se tratava de uma atitude conformista, mas um novo estudo mostrou que há algo a mais por trás desta motivação.
É o chamado “enraizamento.”
Este fator explica por que tantas pessoas se sentem presas a seus empregos - e mostra as táticas que os empregadores usam para evitar que elas decidam ir embora.
Pesquisadores da Rutgers University–Camden, nos Estados Unidos, descobriram que atrativos como matrículas em academias, programas de treinamento e amizades com colegas fazem com que as pessoas sintam que não PODEM sair das empresas em que trabalham.
Pessoas que são donas do seu próprio imóvel são mais “enraizadas” do que quem vive de aluguel – e fatores como o emprego do cônjuge também podem ter um papel importante.
Oscar Holmes IV, professor da Rutgers, diz “Há fatores alheios ao trabalho e à opinião dos funcionários em relação ao emprego que requerem um compromisso de longo prazo de algumas pessoas”.
"São fatores poderosos que podem determinar o nível de comprometimento que uma pessoa tem em relação a uma organização, e o tempo que ela provavelmente vai continuar trabalhando lá.”
Holmes diz que isso pode se aplicar mesmo quando os funcionários ODEIAM seu trabalho.
“Muitos funcionários não querem perder seus outros laços”.
"Algumas empresas oferecem ajuda no processo de compra de imóveis, já que pessoas que adquirem uma casa têm uma chance maior de ficar mais tempo em uma determinada localização do que pessoas que pagam aluguel.”
Para os empregadores, garantir que um funcionário fique pode ser mais importante do que garantir que ele esteja feliz.
Holmes diz, “Embora exista uma correlação entre a felicidade do funcionário e o seu desempenho no trabalho, é possível que os colaboradores tenham um desempenho excelente mesmo estando infelizes, então o fato de que alguém não está feliz no trabalho não significa necessariamente que ele ou ela vai ter um desempenho pior do que o de um funcionário feliz.”
Fonte
Yahoo