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10 sites mais acessados do Brasil. Inspire-se nas suas estratégias de sucesso

Você já se perguntou quais são os sites mais visitados no Brasil e no mundo? Conhecer esse tipo de informação pode trazer bons insights ao seu time de marketing sobre o comportamento do consumidor online.


A transformação digital trouxe impactos não só para a relação entre empresas e clientes, como para a sociedade como um todo.

Segundo dados do Global Digital Report de 2019, 57% da população mundial já têm acesso à internet, número que chega a 78% quando analisamos apenas as Américas.

Que a internet é uma ferramenta poderosa e traz diferentes benefícios aos seus usuários, você já sabe. Agora, o que temos feito online? Você já se perguntou quais são os sites mais visitados no Brasil e no mundo?

É isso o que buscamos responder neste texto. Continue conosco e tire boas lições de marketing a partir do sucesso dos seguintes sites:

  1. Google;
  2. Youtube;
  3. Facebook;
  4. Globo.com;
  5. Uol;
  6. Instagram;
  7. Twitter;
  8. Mercado Livre;
  9. Netflix;
  10. Wikipédia;

1. Google

Como já era de se esperar, o Google reina absoluto, sendo um dos sites mais acessados tanto no Brasil como no mundo. Segundo a atualização mais recente do SimilarWeb, de fevereiro de 2020, a página google.com recebeu mais de 74 bilhões de visitas nos últimos seis meses. 

Em média, cada acesso dura pouco mais de dez minutos e gera visitas a mais nove páginas dentro do site. Só os Estados Unidos são responsáveis por quase 27% do tráfego ao Google, enquanto o Brasil contribui com cerca de 5%.

Outro dado relevante é que os acessos são majoritariamente orgânicos: 93%. As palavras-chave que mais trouxeram cliques estão relacionadas aos serviços do próprio Google, como: Gmail, Google Maps, Google Translate e Google Drive (nessa ordem). 

2. YouTube

O fruto não cai longe da árvore e o YouTube é o vice-colocado em termos de acesso, tanto no Brasil como no mundo. Segundo dados do YouTube para a imprensa, atualmente, o site tem mais de 2 bilhões de usuários e mais de 70% dos acessos são feitos via dispositivos móveis.

Voltando às informações da SimilarWeb, o tempo médio de visita é mais que o dobro do recebido pelo Google, chegando a 22 minutos e 40 segundos. Por incrível que pareça, a rede social também supera o “pai” no número de acessos orgânicos, que totalizam impressionantes 99,77%.

O fato de conteúdos do YouTube ranquearem nas buscas do Google por meio de um SEO bem trabalhado, certamente, contribuem para esse dado.

3. Facebook

O nosso terceiro colocado também integra tanto o pódio brasileiro como o mundial nessa posição. O Facebook já tem 120 milhões de usuários no país e pelo menos 98% deles acessam a rede por meio de dispositivos móveis, segundo dados do Digital Brazil de Janeiro de 2020

Informações como essa nos mostram que não é exagero insistir: investir em sites e conteúdo mobile friendly é cada vez menos uma vantagem competitiva e cada vez mais uma necessidade para se manter vivo no mercado. 

Uma curiosidade encontrada no levantamento da SimilaWeb que vale ser mencionada: da mesma forma que o Facebook é a rede social que mais gera tráfego para o YouTube, a rede de vídeos também é a que mais leva visitantes à plataforma de Mark Zuckerberg.

4. Globo.com

Precisamos fazer um parêntese, antes de seguir com a nossa lista: a partir daqui, damos maior ênfase a sites relevantes do ranking brasileiro. Isso significa que deixamos de fora páginas de conteúdo adulto, assim como a variação google.com.br, que aparece em quinto lugar no SimilarWeb.

O site da Globo.com reúne todo o conteúdo jornalístico, esportivo e de entretenimento da Rede Globo, a emissora de maior audiência do país. Segundo a SimilarWeb, o site recebeu 739 milhões de visitas nos últimos seis meses, o que o garantiu a posição 41 no ranking mundial.

Importante: 98,85% dos acessos ao site são orgânicos. As palavras-chaves mais buscadas são variadas e demonstram o interesse dos usuários por programas da emissora, assim como a relevância da Globo na busca por notícias.

5. Uol

Integrante do Grupo Folha, o UOL é um portal de notícias, conteúdos e serviços digitais brasileiro. Ele foi fundado em 1996 e popularizado no país com o bate-papo UOL, ainda nos longínquos anos de internet discada.

O site é, atualmente, o sétimo mais visitado do país e o oitavo na categoria “News and Media” ao redor do mundo, segundo os dados da SimilarWeb. Ele recebeu 517 milhões de visitas nos últimos 6 meses, das quais cerca de 9% foram oriundas de redes sociais — principalmente do Facebook e do Twitter.

6. Instagram

Segundo a pesquisa Digital Brazil 2020, o Instagram é a quarta rede social mais usada no Brasil, acomodando 79% de todos os usuários de internet do país (e ficando atrás apenas do YouTube, Facebook e WhatsApp). 

Nos últimos seis meses, o site recebeu quase 4 bilhões de visitas, oriundas tanto do desktop como de dispositivos móveis. O YouTube foi a rede social que mais gerou tráfego ao Instagram nesse período e os brasileiros foram responsáveis por 8,3% dos acessos, perdendo apenas para os Estados Unidos.



Originalmente criada para valorizar a publicação de fotos, a rede social passou por mudanças recentes para privilegiar o consumo de vídeo e a interação entre os usuários. O seu negócio já está explorando todas essas oportunidades?

7. Twitter

Se você é do time que acha que o Twitter já deu o que tinha que dar, está na hora de rever os seus conceitos. O microblog tem mostrado sua força no real time, especialmente quando associado à TV Social (a terminologia mais atual para se referir à segunda tela). 

Vamos aos principais dados do SimilarWeb sobre a rede:

4,5 bilhões de visitas nos últimos seis meses;
5,74% do tráfego vêm de outras redes sociais e o YouTube é a principal delas;
BBC e Wikipédia são o terceiro e o quinto site que mais levam usuários ao Twitter;
Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Brasil são os países que mais geram tráfego.

8. Mercado Livre

O Mercado Livre se define como “a maior comunidade de compra e venda da América Latina”. Criado na Argentina, o site já é mais popular no Brasil do que em seu país de origem — atualmente, apenas o quarto colocado em números de visitas segundo a SimilarWeb.

O site conta bastante com o tráfego pago (quase 32% dos acessos) e recebeu mais de 234 milhões de visitas nos últimos seis meses. O fato de o Mercado Livre ser o décimo site mais visitado do Brasil e de a Amazon ser o 14º em todo o mundo, é um indício da força do e-commerce e dos marketplaces no mercado.

Outro fato curioso que pode ser observado na análise da SimilarWeb sobre o Mercado Livre: o YouTube é a rede social que mais gera tráfego ao site. Esse dado pode indicar a potência dos vídeos na descrição de produtos e, consequentemente, no auxílio à conversão. 

9. Netflix

Atualmente, a Netflix é uma grande referência quando o assunto é marketing de conteúdo. Isso ajuda a justificar os 99,94% de tráfego orgânico do site.

Porém, outro dado da SimilarWeb que chama atenção é o fato de que apenas 2% das visitas (2 bilhões, nos últimos seis meses) vêm das redes sociais — o YouTube, novamente, como a principal delas. 

Mas não acabamos de falar que o conteúdo é o diferencial do streaming? É simples: ao analisar as palavras-chave orgânicas, podemos concluir que as estratégias de lançamento da Netflix, geralmente focadas nas mídias sociais e em OOH media, têm um objetivo maior de geração de awareness do que de conversão. 


10. Wikipédia

A maior enciclopédia online é colaborativa e aparece no 16º lugar no pódio nacional para nos ensinar sobre a importância da valorização das comunidades online. Foram mais de 5 bilhões de visitas nos últimos seis meses, colocando o site com o oitavo mais acessado dos Estados Unidos.

A maioria das visitas são geradas pelo Google, mostrando a importância de trabalhar o SEO para alcançar a posição zero do buscador. Sim, como você já deve imaginar, temos um vencedor em termos de acesso orgânico!

Conhecer os sites mais visitados no Brasil e no mundo é uma forma de se manter atualizado sobre o que gera cliques e tráfego. A presença online é fundamental para uma marca se destacar da concorrência, mas ela já não é mais suficiente.

O foco deve estar em criar uma estratégia de Marketing Digital adequada, personalizada e, preferencialmente, capaz de contemplar as mais variadas necessidades do consumidor em diferentes telas e pontos de contato.


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