Inicio »
SISTEMA OPERACIONAL
» Sistemas operacionais livres
Sistemas operacionais livres
Conheça os sistemas operacionais livres, entenda o que são estes softwares e suas características e veja exemplos de inúmeras funções.
Quando se trata de sistema operacional, a maioria das pessoas pensam automaticamente no Windows, Firefox e semelhantes, no entanto, somente os usuários mais compreendidos a respeito de tecnologias podem afirmar que existem muitas opções além das mais famosas. Neste caso do uso de sistemas operacionais livre, é comum que o usuário pode modificar funções em prol de sua produtividade, sendo esta uma filosofia contrária aplicada aos sistemas operacionais mais conhecidos, onde a modificação, cópia ou distribuição é proibida, sendo assim, o sistema operacional livre está mais relacionado a uma liberdade operacional do que propriamente a gratuidade.
O que são Sistemas Operacionais Livres?
O sistema operacional é basicamente um conjunto de programas que permite que comandos operem hardware e software, neste conjunto de programas terão funções de ligar e desligar o computador, ferramentas de texto, ferramentas de cálculo, jogos e etc., assim como a um sistema operacional. A questão da liberdade está diretamente inserida na liberdade que o usuário terá em manipular tal sistema, ou seja, o sistema operacional livre permite as modificações no sistema, por mais que apresente poucas limitações, é possível manipular o sistema, copiar e ainda distribuir a outras pessoas, e o mesmo não é permitido com os sistemas comuns. Apesar de serem livres, nem todos os sistemas operacionais livres são totalmente gratuitos, alguns estipulam valores simbólicos para liberação, já outros são distribuídos gratuitamente.
Exemplos de Sistemas Operacionais Livres
O Linux é um dos sistemas operacionais livres mais famosos, apesar de muitas pessoas conhecerem o Pinguim, observarem na internet e reconhecerem o sistema, poucos têm a real noção de que o Linux é um sistema Operacional Livre. O FreeBSD também é um sistema operacional livre, que foi lançado pouco depois do Linux, no início da década de noventa, quando as opções de sistemas operacionais eram extremamente limitadas.
O OpenSolaris é um sistema operacional livre mais atual, datado já dos anos dois mil, permitindo que sejam modificados os códigos fonte com intuito de comércio, ou seja, para que esta modificação se torne rentável sem que o criador do sistema receba por isso. O FreeDOS é semelhante visualmente ao MS-DOS, mas não são os mesmos, apesar do lançamento no mesmo ano, e de também das características visuais com a tela preta e funcionamento através de comandos, e ainda o objetivo de formatação rápida, jogos e configurações de programas e etc.
O Haiku inicialmente reconstruir o sistema semelhante ao FreeDOS e MS-DOS, porém, com as mudanças de planos, com a agregação de outras empresas, o Haiku tomou novos caminhos e além de não obter o mesmo visual de tela preta, se diferenciou um tanto do objetivo comum do SO.
É importante ressaltar que os sistemas operacionais não atuam sob as mesmas licenças, ou seja, o sistema operacional livre é regido sob um tipo de licença, a Fundação para o Software Livre, que promove o uso do software livre, nas áreas de computação, porém, infelizmente o comércio é acirrado e esmagador, sendo assim, dificilmente se encontram programas compatíveis com os softwares livres existentes da atualidade.
Postagem em destaque
8 Dicas Imperdíveis Para Ser Referência De Mercado
Identificar problemas comuns da sociedade e ser um solucionador de abacaxis da sua área são as principais características de uma empresa ...
0 Comments:
Postar um comentário