Empresas estão identificando pela biometria
Aquilo que víamos em filmes de ficção, há alguns anos atrás, já é uma realidade: a identificação de pessoas através da biometria.
Segundo a Wikipedia, a Biometria (bio=vida + metria=medida) é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las, unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas.
Resumindo, trata-se da identificação através de características físicas das pessoas. O de maior aplicação é a impressão digital: método mais rápido, confiabilidade alta e baixo custo. É esse que as empresas estão usando, em maior escala.
A Caixa Econômica já está implantando o sistema para pagamento do INSS e FGTS. Também está sendo preparado para o pagamento do Bolsa Família, o que evitará fraudes.
O Tribunal Superior Eleitoral, em 2010, fez o cadastramento de aproximadamente 1 milhão de usuários. Mas para as eleições municipais de 2012, já se estima que serão mais de 10 milhões de eleitores cadastrados pelos Tribunais Regionais. No entanto, existem cerca de 150 milhões de eleitores no Brasil e todos serão cadastrados no sitema biométrico."O recadastramento impedirá fraudes, equívocos na identificação de eleitores e auxiliará no processo das eleições", ressaltou o presidente do TSE.
O cadastramento biométrico de Eleitores será a primeira etapa para o Registro de Indentidade Civil, documento que vai substutuir o CPF, o título de Eleitor e o RG (carteira de identidade), executado pelo Ministério da Justiça.
Na Área Privada, já é grande a movimentação para uma ampla implementação do sistema, como os grandes Bancos. Mas não está restrito às grandes empresas, como é o caso da Cemeru, Operadora de Planos de Saúde no Rio de Janeiro.
"Além do Cartão de Identificação do Associado, a Cemeru também conta agora com a biometria. A Cemeru disponibiliza um sistema de identificação através da impressão digital que garante aos usuários do sistema maior segurança, agilidade no atendimento e confiabilidade dos dados. O sistema captura a impressão digital e grava em um banco de dados, criando assim um template que é automaticamente associado ao cadastro do paciente. Com isso, no próximo atendimento, é possível efetuar uma busca automática ao cadastro utilizando apenas a impressão digital do associado
Mas o uso da biometria não para por aí: num futuro breve, a simples aproximação da pessoa dos mecanismos de leitura, será suficiente para identificá-la. Imaginem o que vem por aí, como serão as relações humanas nos próximos anos. Quem viver, verá!
Postagem em destaque
8 Dicas Imperdíveis Para Ser Referência De Mercado
Identificar problemas comuns da sociedade e ser um solucionador de abacaxis da sua área são as principais características de uma empresa ...
0 Comments:
Postar um comentário