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Crie uma página de captura de e-mails no seu site
Ter um site bem desenvolvido, contendo informações claras e relevantes para o seu público alvo é um passo importante que todo empreendedor deve tomar para que sua empresa ganhe visibilidade na internet.
Hoje, já somos mais de 100 milhões de pessoas com acesso à internet no país. Seja em casa, no trabalho ou na rua, a internet esta acessível a um número crescente de pessoas a cada dia. Contribuem para esse cenário de crescimento a crescente penetração da banda larga nas cidades brasileiras, popularização dos smartphones com acesso à internet e programas de inclusão social e digital do governo.
Ter um site parece então um caminho natural para divulgação da sua empresa. Acontece que já não basta mais ter um site qualquer. É preciso que seu site seja um vendedor que trabalhe para sua empresa 24 horas por dia e 7 dias da semana.
Mesmo no momento em que você e sua equipe estão dormindo, pessoas do mundo inteiro podem estar navegando pelo seu site. Muitos realizarão uma compra online, farão o preenchimento de um formulário de informações ou orçamento e muitos, muitos outros irão emborar sem deixar nenhuma informação sobre eles.
Para o último grupo citado acima uma boa solução é criar e disponibilizar no seu site um formulário de captura de leads.
Mas o que vem a ser um formulário de captura de leads? Qual o propósito dele? Basicamente, um formulário de captura de leads é uma página em seu website que tem o propósito de criar uma lista de pessoas que já entraram no seu site, mas que talvez não tenham realizado nenhuma ação.
Essas pessoas são importantes para seu negócio pois o fato de já terem chegado até seu site siginifica que sua empresa já captou a atenção dele em meio a tantos e tantos concorrentes que todo segmento tem hoje em dia.
É muito importante manter com esse tipo de prospect que entra e abandona seu site algum tipo de relacionamento. Afinal, ele pode não estar no momento da compra, ainda, mas com certeza estará em algum tempo. Cabe a você com sua estratégia de marketing digital ajudar esse cliente a caminhar mais rápido pelo ciclo de compras.
O primeiro passo é ter uma página que ofereça algum tipo de conteúdo que possa ser interessante para seu segmento de negócios. Imagine um exemplo de uma agência de viagens. Um boa página de captura deveria ter uma isca digital tal qual um cupom de desconto para um restaurante conveniado do site na sua cidade. Esse cupon seria oferecido ao cliente em troca do seu email. Somente o email e mais nada.
As pessoas hoje em dia são extremamente desconfiadas em relação a cederem dados pessoais na internet. Todos nos conhecemos casos de pessoas que tiveram problemas com dados roubados da internet. Mas o email geralmente a pessoa informará, pois se houver algum problema ele pode a qualquer momento bloquear o recebimento de novas mensagens indesejadas em sua caixa postal.
Essa isca digital, que deve ser bem pensada e que vai variar de acordo com o seu segmento de negócio é que permitirá que você comece o relacionamento com os seus prospects. Uma série de emails com conteúdos complementares ao que foi baixado deverá ser programado para envio nos proximos dias e semanas para que motive e ajude o cliente a se decidir pela compra do produto ou serviço que você vende.
Logicamente, quanto mais complexo o serviço mais essa estratégia pode contribuir para a conversão. Vendas consultivas são excelentes candidatas para esse tipo de ação de marketing e relacionamento. Quando mais básico o produto ou serviço mais rápido é o processo de decisão do cliente e não são necessários tantos investimentos, que encarecem a aquisição do cliente para a empresa.
Enfim, existem técnicas e metodologias bastante interessantes para a construção de páginas de captura relevantes e eficientes. Por ora resta saber que é fundamental para todo empreendedor entender esse conceito e aplica-ló dentro do seu site como uma estratégia de apoio do seu time comercial.
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