Fonte: ExtremeTech
Inicio »
INFORMATICA
» Samsung anuncia produção em massa de memória HBM2 da próxima geração
Samsung anuncia produção em massa de memória HBM2 da próxima geração
Samsung anunciou que está agora a produzir em massa segunda geração de memória de alta largura de banda (HBM2). Tem sido cerca de seis meses desde que a AMD lançou as primeiras GPUs equipados com HBM, e HBM2 é esperado para entregar uma melhoria significativa sobre e acima de o que vimos com a Fúria, Fúria X, e Fúria Nano.
Como HBM, HBM 2 usa uma intermediária - uma interface elétrica que encaminha as ligações a partir da GPU para a memória. A vantagem de HBM2 é que oferece mais DRAM por pilha e um maior rendimento. Onde o primeiro-gen HBM da AMD atingiu 1GB por stack DRAM e 512GB / s de largura de banda de memória, total, a Samsung já está a produzir em massa chips de 8GB. Cada pilha consiste de quatro chips de 8GB, ou 4GB por pilha.
Samsung está afirmando que ele dobrou a eficiência de largura de banda por watt em comparação com GDDR5, e que as linhas de reclamação, até bem com o que temos observado a partir da comparação do consumo de energia do HBM com não-HBM placas gráficas. Este novo padrão de memória traz algumas melhorias significativas para o consumo de energia e eficiência, e ele salva uma grande quantidade de espaço morrem em cartões high-end.
4GB é o começo para HBM2, não o fim. Samsung observa que pretende introduzir chips de 8GB ainda este ano, provavelmente pelo empilhamento de chips de memória de 8 Hi, em oposição aos atuais configurações 4-hi. Ambos Polaris da AMD e da Nvidia Pascal GPUs são esperados para usar HBM2 para placas high-end, e, pelo menos, algumas configurações de memória GDDR5 de hardware low-end / baixo consumo.
Como HBM2 mudará jogos
Silicon Valley se orgulha de ser disruptivo, mas verdadeiras revoluções em computação são poucos e distantes entre si. HBM2, no entanto, só poderia se qualificar. Na parte alta, os jogadores podem olhar para a frente para GPUs com 1024GB / s de largura de banda de memória vale a pena - o dobro do que a Fúria X oferece atualmente, e 3x a largura de banda da Nvidia GTX Titan X.
HBM2 não apenas oferecer mais largura de banda - que reduz significativamente o consumo de energia do próprio subsistema de memória. Obviamente este é um ato de equilíbrio, uma vez que a adição de mais RAM ainda vai aumentar o consumo total de energia, mas quando a AMD lançou a Fúria X, ele disse à imprensa que a mudança para HBM reduziu o consumo de energia por 40-50W. Isso é potência que pode ser redirecionado para a GPU e gasto com o aumento da taxa e texturização encher (para aproveitar a maior largura de banda RAM).
O impacto sobre APUs e SoCs, no entanto, poderia ser ainda maior. AMD e Intel ambos oferecem muito melhores gráficos integrados em comparação com o que estava no mercado há cinco anos. Mas a memória principal continua a ser um gargalo crítico, particularmente para a AMD, que não têm caches eDRAM high-end da Intel. Integrar HBM ou HBM2 em uma APU, e você reescrever as regras.
No 256GB / s de largura de banda e 8 GB de RAM por pilha die, um único link HBM2 em velocidade half-relógio ainda daria uma APU AMD 128 GB / s de largura de banda de memória, ou cerca de 4x o pico realista você pode bater hoje. Nesse ponto, a distinção entre os cartões de médio porte atuais e torna-se uma APU (limitações ou mais apropriadamente, regidos por questões de potência, mobilidade e calor, em vez de intrínsecas da plataforma) irrelevantes.
AMD não anunciou qualquer HBM2 APUs, neste ponto, mas expôs seus planos para estender a tecnologia para todas as facetas de seus produtos, que fortemente implica que vamos ver Zen com APUs HBM2 em algum momento no futuro. Intel é igualmente indefinido e pode sentir que sua solução própria EDRAM lhe permitirá atingir alvos de desempenho semelhantes, mas a custos mais baixos.
Não está claro o quão baixo AMD iria empurrar HBM2, já que a interface faz consumir mais energia do que LPDDR4. 15W ou abaixo SKUs provavelmente ficar com a interface mais baixo possível. 35-45W peças e chips de desktop, por outro lado, poderia facilmente alavancar HBM2 para fornecer mais desempenho do que eu já vi em fichas nesses intervalos de TDP. A largura de banda HBM2 oferece aos cartões discretas, entretanto, deve ajudar com desempenho VR - embora AMD e Nvidia vai tanto a necessidade de melhorar as taxas de pixel e textura matérias também. Se você quiser mais informações sobre HBM, Plano I / O, e HMC da Intel, que abrangeu todos os três padrões emergentes de um ano atrás.
Fonte: ExtremeTech
Fonte: ExtremeTech
Postagem em destaque
8 Dicas Imperdíveis Para Ser Referência De Mercado
Identificar problemas comuns da sociedade e ser um solucionador de abacaxis da sua área são as principais características de uma empresa ...
0 Comments:
Postar um comentário