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Amazon.com

Amazon.com (NASDAQ: AMZN) é uma empresa transnacional de comércio electrónico dos Estados Unidos com sede em Seattle, estado de Washington. Foi uma das primeiras companhias com alguma relevância a vender produtos na Internet. Amazon inclui, igualmente, a Alexa Internet, A9.com, e a Internet Movie Database (IMDb). A empresa estava prevista para iniciar as vendas no Brasil dia 1.° de setembro de 2012, mas não conseguiram firmar acordo com as editoras e o depósito onde ficaria os produtos, não estava pronto. A Amazon tinha data de estreia prevista em junho de 2013, mas a empresa conseguiu antecipar esse prazo e entrou no ar à meia-noite do dia 6 de dezembro de 2012. Comprou o site Box Office Mojo, um site estadunidense que acompanha as receitas mundiais.


Amazon no Brasil

Em Dezembro de 2011 a Amazon contratou o brasileiro Mauro Widman para orientar a empresa sobre os primeiros passos da entrada da empresa no mercado brasileiro. O planejamento inicial era entrar em operação em Abril de 2012 - porém não foi possível atingir a meta planejada de negociação com 100 editoras no país, chegando à marca de somente 10 editoras. O planejamento foi então reprogramado para lançamento da loja virtual no país para 1 de Setembro de 2012, e novamente, foi adiado para junho de 2013.

Porém com uma reviravolta nos "negócios", a empresa conseguiu antecipar esse prazo em 6 meses, e no dia 6 de Dezembro de 2012 a Amazon.com foi "ao ar" sob o domínio .com.br. O visual do site segue o mesmo padrão da versão norte-americana da loja, mas com todos os textos escritos em português brasileiro. Nesse primeiro momento, ela ainda não comercializava nada além do Kindle e de algumas dezenas de edições de e-books. Pouco depois esse número subiu para 13 mil livros digitais e em 2014 eram 35 mil, alcançando a marca de 2 milhões de e-books se forem contados os livros em língua estrangeira.

Em 21 de agosto de 2014, a Amazon começou a vender em seu site brasileiro livros físicos, marcando o início de uma nova fase da atuação da empresa no Brasil. A empresa planeja começar a vender outros produtos além de livros em um futuro próximo.

História

Jeffrey Bezos, dono da Amazon.com, largou uma famosa empresa em Wall Street onde trabalhava quando, aos 30 anos, percebeu a evolução/revolução emergente da internet e imaginou um novo negócio que ainda ninguém tinha pensado.

Em 1994 saiu de Nova Iorque e foi para o Pacífico atrás de capital de risco. Encontrou quatro lugares livres de impostos estaduais, e escolheu Seattle, porque ali estava um dos maiores distribuidores de livros, a empresa Ingram. E tendo vinte itens em mente para ser o produto chave para seu arranque, escolheu os livros em Julho de 1995 e começou ali a Amazon.com.

Em 2000, com seis anos, previa chegar a um bilhão de dólares de vendas, mas já em 1999 fechou o ano com 1,6 bilhões de dólares, 8,4 milhões de clientes, três vezes mais que o ano de anterior (1998).

Cotações

As ações no Nasdaq começaram com 18 dólares, chegaram a valer 209 dólares no início de 1999 (ano em que Jeffrey foi escolhido homem do ano pela revista Time) e em setembro de 2015 valiam 543 dólares. No último ano fiscal quando conseguiram lucro líquido de 902 milhões de dólares.

Números

  • Data de fundação: 1994
  • Lançamento do (site) na Web: Junho de 1995
  • IPO no Nasdaq: Maio de 1997
  • Faturamento 1999: 1,64 bilhões de dólares (crescimento de 170 % a 1998)
  • Faturamento 1999 na Europa: 280 milhões de dólares (17 % do global)
  • Resultados 1999: - 390 milhões de dólares (crescimento do déficit em 427 % a 1998)
  • N.º de centros de distribuição: 9 nos Estados Unidos, 9 na Europa e 4 na Ásia
  • N.º de clientes em 31 de dezembro de 1999: 17 milhões (crescimento de 175 % em relação a 1998)
  • Clientes repetentes: 73 %
  • Vendas por cliente: 116 dólares (crescimento de 10 % face a 1998)
  • N.º de registrados: 1 milhão
  • N.º de leilões on line: 1,5 milhões
  • Investimento em parceiros: 1 bilhão de dólares
  • Gastos em marketing em 1999: 413 milhões de dólares (crescimento de 130 % face a 1998)
  • Gastos em desenvolvimento em 1999: 160 milhões de dólares (crescimento de 176 % face a 1998)

Bens de varejo

Linhas de produtos da Amazon.com incluem várias mídias (livros, DVDs, CDs e software), vestuário, produtos para bebês, produtos eletrônicos de consumo, produtos de beleza, comida gourmet, mercearias, itens de saúde e de cuidados pessoais, suprimentos industriais e científicos, artigos de cozinha, joias e relógios, itens de jardim, instrumentos musicais, artigos esportivos, ferramentas, itens de automóveis, brinquedos e jogos.

A empresa lançou a Amazon Auctions, um serviço de leilões da web, em março de 1999. No entanto, ele não conseguiu competir com o pioneiro do mercado, eBay. Mais tarde, a empresa lançou um preço fixo no mercado de negócios, zShops, em setembro de 1999, e a parceria já extinta com Sotheby, chamado Sothebys.amazon.com, em novembro. Leilões e zShops evoluiu para Amazon Marketplace, um serviço lançado em novembro de 2000 que permitem que os clientes vender livros usados, CDs, DVDs e outros produtos ao lado de novos itens. Em outubro de 2014, Amazon Marketplace se tornou o maior de seu tipo, seguido de mercados similares como Rakuten e Newegg.

Em agosto de 2007, a Amazon anunciou AmazonFresh, um serviço de supermercado oferecendo perecíveis e não perecíveis. Os clientes poderiam ter encomendas entregues às suas casas de madrugada ou durante uma janela durante o dia especificado. Entrega foi inicialmente restrita a moradores de Mercer Island, Washington, e mais tarde foi expandido para vários códigos postais em Seattle AmazonFresh também operou pick-up locais nos subúrbios de Bellevue e Kirkland de 2007 até o início de 2008.

Em 2012, a Amazon anunciou o lançamento de Vine.com para a compra de produtos verdes, incluindo mantimentos, utensílios domésticos, e de vestuário. É parte da Quidsi, a empresa que a Amazon comprou, em 2010, que também executa os locais Diapers.com (neném), Wag.com (animais de estimação), e YoYo.com (brinquedos). A Amazon também possui outros sites de comércio eletrônico como Shopbop.com, Woot.com, e Zappos.com .

Em 2013, a Amazon lançou o seu site na Índia, amazon.in. Ele começou com bens eletrônicos e planos de expandir para vestuário de moda, beleza, fundamentos domésticos e categorias de saúde até o final de 2013. Em julho de 2014, a Amazon anunciou que vai investir US$ 2 bilhões na Índia para expandir o negócio, depois de seu maior rival indiano Flipkart anunciou US$ 1 bilhão em financiamento.

Em 2014, a Amazon vendeu 63% de todos os livros comprados on-line e 40% de todos os livros vendidos em geral .

Em 2015, um estudo realizado por Survata descobriu que 44% dos entrevistados em busca de produtos foi diretamente para Amazon.com.

Fonte: Winkipedia
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