A Li-Fi, ou internet da luz, promete conectar um smatphone por intermédio de frequências geradas por uma lâmpada de LED com velocidade 100 vezes mais rápida que a do Wi-Fi, que usa ondas de rádio. Segundo Suat Topsu, fundador da startup francesa Oledcomm, que testa a tecnologia, a transmissão de dados pode chegar a 200GB por segundo, rápido o suficiente para baixar 23 DVDs neste tempo.
Outros benefícios
Além de velocidade incrível , a Li-Fi tem benefícios significativos. Ela é mais segura que o Wi-Fi, pois seu sinal não atravessa paredes. Ou seja, apenas as pessoas no mesmo quarto que o hotspot de LED podem usar a conexão. Além disso, seu sinal não cria interferências em outros equipamentos.Obstáculos
Por outro lado, você pode ''quebrar'' o sinal apenas colocando o mão entre o dispositivo e a lâmpada com sinal Li-Fi, pois ela funciona somente em um campo direto e ininterrupto.Velmenni, uma outra startup que testa a tecnologia, demonstra como ocorre a interrupção:
E quando teremos a Li-Fi?
Os testes começaram em 2015 em museus e shoppings na França, assim como na Bélgica, Índia e Estônia. Como ainda é uma tecnologia de laboratório, ela precisa de alguns assessórios para que funcione em nossos devices comuns, e poucos aparelhos trazem esses componentes. Por isso, provavelmente teremos de esperar alguns anos para que a Li-Fi esteja disponível para todos.Se você não quiser esperar, a Oledcomm vende um kit Li-Fi, que conta com tablet Android que suporta a conexão, mas para isso, precisa desembolsar cerca de $440 dólares.
Via Tech Insider
0 Comments:
Postar um comentário