Picasa 3.9.138.150
A principal função do Picasa é facilitar a organização de arquivos de imagem e fotos no seu computador. O aplicativo realiza essa tarefa com maestria, permitindo ao usuário realizar todo tipo de personalização de álbuns, pastas e arquivos dentro do disco rígido, sem complicações.
Através da guia “Arquivo”, é possível criar novos álbuns, adicionar novas pastas ou arquivos ao programa, importar fotos de câmeras, CDs ou de seus álbuns online no Picasa, abrir arquivos para edição e realizar diversas outras tarefas comuns para gerenciamento de arquivos.
Seus álbuns são classificados por tipos de arquivos, nomes de pastas e data em que foram inseridos no computador. É possível arrastar fotos de um álbum a outro facilmente, copiando-os em novos locais de um modo muito intuitivo.
Para criar um novo álbum rapidamente, basta clicar sobre o ícone referente à função, que é semelhante a um sinal de soma ao lado de um álbum azul. Depois, estipule um nome para ele, como “Férias” ou “Família”, adicionando fotos pertinentes a eles.
Ao criar um álbum, é possível configurar diversas características em relação à exibição. Você pode estipular a data de criação manualmente ou permitir que o aplicativo faça isso, editar a ordem de criação e descrição individual, além da interessante função para adicionar músicas em apresentações realizadas com ele.
Clicando com o botão direito sobre qualquer pasta ou álbum, é possível abrir seu menu de contexto. A partir dele, é possível realizar novamente diversas funções fundamentais para os arquivos, como selecionar suas figuras, apagá-las ou até mesmo publicar seu álbum na web.
Filtros
Há cinco filtros principais para separar suas fotos das demais existentes nos álbuns e pastas de imagens. A primeira delas é referente àquelas que foram marcadas por você com estrelas, o que pode ser facilmente realizado ao visualizar qualquer imagem.
O segundo botão é referente às imagens que já foram enviadas para o seu álbum online no Picasa, permitindo a você editar rapidamente somente as imagens que estão na rede. O terceiro botão localiza apenas fotos com rostos, enquanto o quarto localiza os filmes e slideshows feitos com o programa, e a última função mostra apenas fotos com geotags.
Uma das funções mais interessantes e inovadoras na nova versão do Picasa é o novo filtro que identifica somente imagens com faces em seus álbuns. Clicando na opção “Mostrar somente fotos com rosto", o Picasa filtra apenas aquelas que exibirem o rosto de alguém, facilitando as pesquisas.
O software encontra até mesmo fotos difíceis de identificar, com rostos muito pequenos ou em ângulos inusitados, permitindo a você, de um modo muito dinâmico, separar aquelas em que está com amigos, familiares ou demais pessoas através de um único clique!
É possível, ainda, filtrar os arquivos pela data em que foram inseridos no computador, através da barra que se encontra logo ao lado dos botões principais. Arraste-a e observe a distância no tempo estipulada por você para a filtragem das fotos, o que pode variar de anos a horas atrás.
Outra característica reformulada na nova versão do Picasa é a função para editar e retocar as imagens. Ele possibilita ao usuário alterar diversos aspectos de suas fotos, retocando-as de forma profissional, sem necessidade de conhecimentos aprofundados em edição. Todas as funções contidas apresentam explicações do seu uso, além de configurações manuais simples e intuitivas.
Como o próprio nome sugere, a função serve para fazer correções mais simples nas imagens, dando aquele ajuste que ficou faltando ou consertando algum aspecto que ficou ruim na captura original. Além dessas funções, há boas opções para corrigir olhos vermelhos, recortar as imagens e arrumar o constraste.
Como características inovadoras dessa categoria, podem ser apontadas as ferramentas “Retocar”, que serve para corrigir pequenos erros dentro das imagens – até mesmo cicatrizes ou espinhas no rosto de alguma pessoa –, além da novíssima ferramenta para incluir textos nas fotos, que podem ser facilmente digitados e inseridos de forma personalizável nas imagens.
Esta aba apresenta as funções comuns para mudar aspectos de luz e sombra nas imagens. É possível alterar todos os parâmetros através de três barras principais referentes a elas. Caso queira que o aplicativo corrija os valores automaticamente, utilize o botão semelhante a uma varinha de condão, localizado logo à direita das opções.
A última guia para edição de fotos refere-se aos efeitos que podem ser aplicados a elas. São 12 efeitos totalmente personalizáveis, deixando suas fotos com um ótimo acabamento. Aqueles que possuem uma etiqueta azul no canto da opção são aplicados automaticamente às imagens, como retirar a cor ou deixá-las com aspecto de envelhecidas.
Já os seis últimos podem ser manipulados pelo usuário. Basta clicar sobre eles e começar a aplicá-los sobre a imagem. Em alguns é possível estipular áreas limitadas para embaçar a foto ou colorir algum ponto específico dela, tudo através das guias localizadas à esquerda da janela principal. Todas as edições podem ser facilmente desfeitas através do botão “Desfazer”, permitindo a você abusar livremente das opções de edição do programa.
O aplicativo também permite publicar as fotos selecionadas no seu blog do Blogger e enviá-las por email a qualquer momento. Os vídeos ou slideshows criados também podem ser colocados automaticamente no Youtube, permitindo que amigos os visualizem em qualquer local.
Da mesma forma, é possível importar fotos e álbuns do Picasa na internet, fazendo o download de todas as imagens possíveis diretamente para o programa. Após isso, é possível editá-las e realizar todas as tarefas comuns às imagens já existentes no PC.
As possibilidades para criar diferentes projetos com as imagens gerenciadas no Picasa é uma de suas melhores características. Você pode realizar diversos projetos artísticos muito belos e bem trabalhados, dando um toque especial a eles.
Através da opção “Criar”, encontrada na barra de tarefas superior do aplicativo, é possível encontrar as principais formas para elaborar projetos com suas imagens. A primeira opção é para colocar a imagem exibida na tela como seu papel de parede.
A alternativa “Criar um pôster” pega a imagem selecionada e a amplia em diversos tamanhos, que podem ser livremente escolhidos por você. Caso o tamanho do papel selecionado seja menor que a imagem formada, ela será dividida em várias partes, para você imprimir e unir posteriormente.
No guia “Colagem de imagens”, é possível agrupar as fotos livremente em uma espécie de mural virtual. Você pode colocar diversas imagens espalhadas sobre ele, aumentando ou diminuindo o tamanho de cada uma e girando-as livremente, deixando um aspecto livre ao projeto.
Caso queira criar um protetor de tela com suas imagens preferidas, basta escolher as fotos e clicar na opção “Adicionar ao protetor de tela”. Logo em seguida, a janela de configuração dos screensaver do Windows aparecerá, permitindo a você visualizá-lo em seguida.
A última opção desse contexto é para criar filmes ou slideshows com suas imagens e álbuns. O processo de criação dos projetos é muito completo e intuitivo, permitindo ao usuário adicionar diversas imagens ao clipe, inserir músicas e configurar diversas opções referentes à transição das fotos, tempo de exposição de cada uma, efeito utilizado na transição e resolução máxima dos arquivos na apresentação.
Depois de realizadas todas as configurações e edições do filme, clique no botão “Filme” para salvá-lo. Ainda é possível fazer upload do clipe diretamente no Youtube, divulgando-o para toda a comunidade do site.
Fonte: Baixaki
Postagem em destaque
8 Dicas Imperdíveis Para Ser Referência De Mercado
Identificar problemas comuns da sociedade e ser um solucionador de abacaxis da sua área são as principais características de uma empresa ...
0 Comments:
Postar um comentário