Designer fez embalagem para mostrar validade de ovos
Essa é a proposta da Eco Freshness Tag do designer Zeyuan Zhang: um pequeno adesivo com detector de pH capaz de verificar o apodrecimento do ovo e atualizá-lo em tempo real ao longo de duas semanas.
Uma ideia que ganhou prêmio mesmo tendo uma falha de design grave.
Caixa de ovos com pequenos adesivos que mudam de cor de acordo com a validade do povo
Ovo saudável à esquerda e estável à direita, sinalizando necessidade de consumo rápido
O problema do projeto está na falta de acessibilidade para as milhões de pessoas daltônicas — o que inclusive seria muuuito simples de resolver!
Em vez de usar um adesivo que muda de cor como um sinal de trânsito, o ideal seria ter uma tag inicialmente transparente que iria tomando cor de acordo com o decaimento do produto, assim ela seria até mais eficiente que a atual para qualquer pessoa já que identificaríamos algo estranho surgindo desde a última vez que a caixa de ovo foi aberta. Melhor ainda seria se essa tag fosse um X, assim aquela tag que era transparente revelaria um símbolo universalmente conhecido como algo a ser evitado — provando mais uma vez que a acessibilidade no ux design não só melhora os produtos para os deficientes, mas também para todas as pessoas do mundo.
Fala pra mim: não seria melhor se isso fosse um X em vez de um círculo?
Tá achando bobeira? Então saiba que acessibilidade no design já é uma questão jurídica na Europa e outros lugares do mundo, rendendo processos graves contra empresas que desconsideram cidadãos deficientes. Em suma, o prêmio prata do A’ Design Award foi bastante merecido por colaborar com a redução de desperdício de comida mundo afora, mas infelizmente a ideia ainda não é perfeita e por isso mesmo não abocanhou o ouro que poderia ter levado…
Fonte: Temporal Cerebral, matheusgodoydesign
Postagem em destaque
8 Dicas Imperdíveis Para Ser Referência De Mercado
Identificar problemas comuns da sociedade e ser um solucionador de abacaxis da sua área são as principais características de uma empresa ...
0 Comments:
Postar um comentário