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Os clientes são divididos em três grupos...

Bora rotular uns clientes? 😜

⠀⠀⠀⠀⠀

Um relatório de 2017 da Helpscout diz que independente da área de atuação, qualquer comprador pode ser categorizado em três grupos: Gastadores, Pães-duros e Gastadores médios.

Os “rótulos” aqui provavelmente são autoexplicativos, mas eu vou me aprofundar um pouquinho pra você ver como é legal:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
G𝗮𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 – 𝟭𝟱% 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼: Esse grupo é a menor porcentagem entre os clientes, mas também os mais divertidos para se vender. Os gastadores sentem pouca ou nenhuma dor ao fazer uma compra, tendem a tomar decisões por impulso e quase sempre pensam de maneira estritamente emocional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
𝗣𝗮̃𝗲𝘀 𝗱𝘂𝗿𝗼𝘀 – 𝟮𝟰% 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼: No outro extremo, estão os pães-duros. Aqueles que sentem um desconforto gigante ao gastar dinheiro (essa sensação pode ocorrer antes, durante ou após uma compra). São difíceis de convencer. Mas ao contrário do que você pode estar pensando, os pães duros também não agem de forma majoritariamente racional. Assim como os gastadores, sua decisão de “não-compra” também é emocional e desprendida de razão. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
𝗚𝗮𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗺𝗲́𝗱𝗶𝗼𝘀 – 𝟲𝟭% 𝗱𝗮 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼: E aqui, é onde a maioria se encontra. Os compradores médios têm a maior probabilidade de responder à persuasão de uma ação publicitária. Sua decisão tende a ser mais equilibrada (entre razão e emoção). O gastador médio está disposto a te ouvir e ser convencido a comprar. É com este cliente que todas as técnicas que você aprende são mais eficientes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– – –
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E antes de você usar essas informações na próxima reunião, vale a pena tomar nota de alguns outros fatos que o estudo descobriu: ⤵⠀⠀⠀

  • As pessoas podem ser gastadoras e pães-duros ao mesmo tempo, julgando suas despesas de maneira diferente;
  •  A porcentagem de distribuição entre as três categorias muda demograficamente (de acordo com idade, renda, ocupação, etc);
  •  Pães-duros são pães-duros. Não importa quão bem ganhem.


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