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7 ferramentas para monitorar informações valiosas de seus concorrentes

Saber o que a concorrência faz é uma necessidade nos dias atuais. Veja algumas ferramentas para espionar a concorrência. Acesse agora e confira!

Monitorar a concorrência é algo que todo empreendedor deve realizar com frequência. Você não quer simplesmente acompanhar o que eles estão fazendo, você quer saber como o mercado está reagindo, quais as últimas tendências e se posicionar e planejar para estar sempre um passo à frente de todos.

Esse monitoramento visa encontrar novas possibilidades e definir objetivos com base em alguém que você precisa vencer (ou se manter à frente).


Atualmente, em um mundo em que pesquisa é algo tão importante e detalhado e com a Internet crescendo tanto, você tem um milhão de diferentes fatores para considerar quando estiver espionando sua concorrência. É nesse momento que essas ferramentas entram em jogo.

Em alguns casos, ferramentas que você irá usar para monitorar sua própria performance também podem lhe fornecer valiosas informações sobre seus competidores. Você pode até estar usando algumas delas agora, sem saber o valor que elas podem lhe trazer ao avaliar seus concorrentes.

Algumas delas são:

1. Google Alerts

Essa é uma ferramenta simples e fácil de usar que irá enviar relatórios diretamente para seu email. Se você quer saber todas as vezes que um concorrente for citado na Internet, seja em um link ou uma frase de um texto, você receberá um relatório. Você pode monitorar palavras-chave também. Cabe a você decidir o que é importante rastrear.
Algumas formas de usar essas ferramenta:

Conseguir ver onde seus competidores estão sendo citados (backlinks).

Monitorar as menções feitas sobre suas empresas (especial para aquelas em reclamações – isso lhe permitirá responder e solucionar os problemas).

Monitorar palavras-chave (isso te dará ideia do que está sendo discutido, lhe dando a chance de produzir conteúdo sobre isso).

E para melhorar mais ainda, é uma ferramenta gratuita.

2. SocialMention

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Essa é uma ferramenta com algumas funcionalidades interessantes que focam em blogs, vídeos e redes sociais. Você procura por um termo, tanto uma palavra-chave ou uma empresa, e a ferramenta irá lhe mostrar tudo o que está sendo dito sobre aquele termo em blogs e plataformas sociais. Você poderá ver quantas vezes e com que frequência o termo foi mencionado e terá a possibilidade de se inscrever em um feed de RSS para aquele termo e não perder mais nenhuma menção dele.

O uso dela é muito similar ao Google Alerts, mas com o SocialMention você poderá fazer uma análise cruzada do que está sendo dito através das variadas redes sociais. E gratuitamente, o que faz dela um ótimo par para o Alerts.

3. InfiniGraph

Se você quer rastrear quais são as tendências em seus círculos nas redes sociais, é só usar o InfiniGraph focando em sua indústria ou área de atuação. A ideia por trás dessa ferramenta é você usar o poder de sua audiência para saber quais conteúdos e marcas são tendência entre eles. Essa é uma ferramenta que pode ser usada tanto para sua companhia quanto para uma análise competitiva.

Mais uma ferramenta gratuita que pode ser usada para:

Seguir as tendências da sua indústria nas redes sociais

Rastrear as tendências sociais de seus competidores

Obter informações sobre sua audiência

4. Instapaper

Todo bom espião precisa de uma organização impecável. Essa ferramenta irá permitir que você salve páginas da Internet para ler depois. Uma vez que você se cadastrar você poderá adicionar um marcador à sua barra para deixar tudo mais simples. Quando se trata de espionar sua concorrência, é essencial saber quem são seus competidores e quais suas páginas e blogs. Essa ferramenta te ajudará a manter esse controle.

Ela também é gratuita e você manterá as páginas de seus competidores salvas de forma que não perca suas atualizações e saiba tudo o que eles estão fazendo.

5. SEMRush

Resultado de imagem para Curso de PHP DeveloperUma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing pois é especializada em conseguir dados de competidores. Você precisará somente digitar a URL do site de seu concorrente e imediatamente irá receber informações sobre as palavras-chave para qual ele rankeia, sobre as pesquisas orgânicas, tráfego e anúncios. A melhor parte: tudo vem em formato de gráfico, o que facilita bastante a compreensão.

Você conseguirá muita informação somente com a versão gratuita do SEMRush. Porém se quiser mais informação e detalhes maiores, a assinatura custa cerca de 70 dólares mensais.

6. Google Keyword Planner

Antes separado em Google Keyword Tool e Traffic Estimator, essa nova ferramenta do Google parece ter de tudo. Ela não serve exatamente para uma análise de seus competidores (ela tem maior utilidade para seu próprio site), encontrar dados sobre seus concorrentes é uma das funcionalidades da ferramenta.

Você poderá procurar por uma palavra-chave ou por ideias para grupos de anúncios, conseguir um histórico de estatística e ver como uma lista de palavras-chave está performando. Então, se conhecer as palavras-chave que seus concorrentes estão usando, você poderá saber como elas estão performando. E por ser da Google, a ferramenta é considerada uma das melhores disponíveis no mercado.

Para usá-la é só se cadastrar em uma conta grátis do AdWords.

7. Open Site Explorer

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Essa ferramenta foi desenvolvida pela MOZ, logo sabemos de sua qualidade. Ela é uma das mais populares atualmente e permite seguir os esforços de construção de links que seus concorrentes estão fazendo. Você pode ver quem linkou para eles, autoridade do domínio e texto âncora. Você também poderá comparar dados dos links, o que pode deixar as coisas mais fáceis.

Você pode conseguir alguns dos dados gratuitamente, mas para liberar todo o potencial do Open Site Explorer, você precisará do pacote padrão do Moz’s Analytics que custa 99 dólares por mês.

E vocês, acham que podem conseguir informações valiosas com essas ferramentas? Acham que monitorar a concorrência é realmente um esforço válido? Vamos estender essa discussão para os comentários!

E, para entender melhor o que você precisa observar, é necessário saber onde você quer levar seu negócio. Por isso, não deixe de acompanhar as métricas do seu time: são elas que vão direcionar o caminho.

Via: Rockcontent

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