Inicio »
APLICATIVOS
,
CURIOSIDADES
,
google
,
localização
,
privacidade
,
privacidades
,
SMARTPHONE
» Como impedir o Google de rastrear sua localização
Como impedir o Google de rastrear sua localização
Ao navegar no smartphone, seja em sites, aplicativos ou outros serviços, você envia uma série de informações sobre os seus hábitos. Inclusive a sua localização física, ou seja, os lugares pelos quais passa.
Essa informação fica disponível sobre você aparece em diferentes tarefas. Por exemplo, ao abrir o aplicativo de Clima ou um mapa para encontrar o melhor caminho ou algum serviço perto de onde você está. Outros aplicativos que usam a sua localização também incluem apps de transportes, como Uber e 99, entrega e até redes sociais. Quem nunca postou uma foto no Facebook e colocou a localização?
Por um lado, isso faz com que a inteligência artificial dos sistemas entenda melhor os seus hábitos. Assim, você recebe informações mais personalizadas, ou seja, dentro do que pode ser importante para o seu dia a dia.
Entretanto, tem quem prefira que as empresas não tenham tantos dados sobre sua privacidade. O que também faz sentido, já que muitas vezes esses dados são vendidos para fins de marketing e oferta de serviços.
Se esse é o seu caso, o ideal é restringir o acesso a essas informações. Dificilmente você vai conseguir ficar totalmente anônimo, já que até o uso de uma rede Wi-Fi pode indicar sua localização, por exemplo. Mas algumas dicas podem ajudar.
O primeiro passo é restringir o acesso do Google Mapas, ou Google Maps, já que o rastreamento ocorre mesmo com o app em segundo plano. É por isso que, ao abrir o aplicativo, já aparece um mapa com a sua localização marcada.
Para fazer isso, abra o aplicativo do Google Mapas e, nas configurações, procure por Permissões do Aplicativo. Então, procure pela aba Seu Local e desative essa opção.
Vale saber que isso vai levar a uma redução das funcionalidades do aplicativo. Por exemplo, para encontrar instruções de navegação, será preciso marcar endereços de partida e chegada. Você também pode não ver, com tanta facilidade, quais serviços estão disponíveis na vizinhança ou informações sobre trânsito. Para voltar a ter acesso a essas opções, é preciso reativar a autorização do Seu Local.
Quem usa smartphones Android está mais integrado aos serviços do Google, desenvolvedor do sistema operacional. Por isso, para restringir o envio de informações sobre sua localização, é preciso acessar sua conta Google.
No smartphone Android, abra a tarefa Configurações. Na aba Conta Google, toque em Dados e Personalização. Em seguida, vá em Controle de Atividades e, depois, em Histórico de Localização. Clique para desativar a função e confirme optando por Pausar. Isso vai impedir que o sistema armazene os próximos locais pelos quais você passar.
Para apagar o histórico, volte em Histórico de Localização e clique em Gerenciar Histórico. Abra o menu, aquele com três pontinhos verticais, e selecione Configurações. Em seguida, clique em Excluir todo o histórico e confirme.
Ao fazer buscas no navegador web Google Chrome, você também pode ter as informações sobre sua localização identificadas. Isso vale para o aplicativo de smartphone e para o uso em computadores e notebooks.
Para impedir que essa informação seja acessada, abra o navegador e clique no Menu, aquele mesmo ícone dos três pontinhos. Selecione Configurações e opte por Mostrar Configurações Avançadas. Em seguida clique em Privacidade e selecione Configurações de Conteúdo.
Procure por Local ou Localização e escolha a opção “Não permitir que nenhum site rastreie sua localização física”. Se preferir, você pode escolher “Perguntar quando um site tenta rastrear sua localização física”. Mas isso vai fazer com que as solicitações apareçam com maior frequência na tela.
Tanto o Android, quanto o iOS, da Apple, oferecem opções de ajustes de privacidade. Assim, você pode optar por impedir que o próprio sistema tenha a sua localização. Essa alternativa também ajuda a melhorar a duração da bateria do seu smartphone.
No smartphone Android, abra Configurações e clique em Segurança e Localização. Selecione Localização e desative a opção Usar Localização.
Em um iPhone, abra Ajustes e, em seguida selecione .Privacidade. Depois, desative os Serviços de Localização.
Se preferir, escolha quais aplicativos podem ou não acessar a sua localização. No celular Android, abra Configurações e clique em Segurança e Localização. Vá em Localização e selecione Permissões no nível de aplicativos. Então, é só desativar quais apps não podem acessar sua localização.
No iOS, abra Ajustes e, em seguida, Privacidade. Clique em Serviços de Localização e escolha quais apps podem acessar essa informação e em quais condições de uso. Assim, você escolhe quando um aplicativo pode rastrear a sua localização: Sempre, Nunca ou Enquanto o aplicativo está em uso (sem acesso enquanto o app estiver rodando em segundo plano).
Via: Celular Direto
Postagem em destaque
8 Dicas Imperdíveis Para Ser Referência De Mercado
Identificar problemas comuns da sociedade e ser um solucionador de abacaxis da sua área são as principais características de uma empresa ...
0 Comments:
Postar um comentário