O COVID-19 levou muitas empresas a recomendar que os funcionários trabalhem em casa. Para muitos, o trabalho remoto é uma nova realidade e que leva algum tempo para se acostumar. Abaixo estão algumas dicas para trabalhar remotamente da equipe do Google Primer para ajudar você a tirar o máximo proveito da situação. Uma versão deste tutorial apareceu originalmente no aplicativo Primer gratuito.
Seja por opção ou por necessidade, trabalhar em casa tem seus benefícios, como evitar o deslocamento diário. Mas isso também significa que depende de você se motivar e aproveitar ao máximo seu tempo como faria em um escritório.
Para ajudar, aqui estão quatro dicas para se manter responsável, colaborativo e produtivo enquanto trabalha em casa.
Estabelecer um espaço de trabalho designado pode ajudar a dizer ao seu cérebro que você está no local onde trabalha de forma produtiva.
Dica 1: Crie gatilhos de "trabalho" para o seu cérebro
Quando você trabalha em um escritório, a rotina diária de preparação e deslocamento ajuda o cérebro a se preparar para o dia. Quando você trabalha remotamente, pode criar gatilhos "comece o dia" que preparam sua cabeça para o trabalho de maneira semelhante, como se exercitar, ler as notícias ou fazer café.Um espaço de trabalho também pode ser a chave. Se você pode se sentar e ser produtivo em qualquer lugar, isso é ótimo. Se você precisar de mais estrutura, estabelecer um espaço de trabalho designado - seja uma sala separada, uma mesa totalmente equipada ou apenas uma parte limpa da mesa da cozinha - pode ajudar a dizer ao seu cérebro que você está no lugar onde trabalha produtivamente e sem Distração.
Sobre distrações: eles são um dos maiores desafios de trabalhar remotamente. Para manter seu cérebro no modo correto, evite executar tarefas não relacionadas ao trabalho durante o horário de trabalho. Por exemplo, programe um horário separado para lavar a roupa em vez de resolvê-la enquanto estiver terminando uma apresentação de trabalho.
Dica 2: mantenha-se motivado com uma lista
Uma simples lista de tarefas pode fazer maravilhas para mantê-lo organizado, motivado e produtivo enquanto trabalha em casa. Ao criar sua lista, pense em objetivos grandes e de longo prazo, como terminar um projeto, bem como objetivos pequenos, como concluir tarefas que levam a esse grande objetivo. Marcar esses objetivos menores permite que você saiba que está fazendo progresso, o que lhe dá um reforço positivo ao longo do dia. E o trabalho parece muito mais viável quando não é uma tarefa gigantesca.Escreva ou digite sua lista em vez de apenas tê-la em sua cabeça. Você não precisará dedicar espaço para se lembrar constantemente do que deve fazer, e o prazer de cruzar tarefas da sua lista pode ajudá-lo a se manter motivado.
Veja também:
Trabalhando de casa? Veja quatro dicas para manter a produtividade
Dica 3: faça uma programação para tudo
O trabalho remoto requer uma programação semelhante a um trabalho típico de escritório, exceto que você é o único que se responsabiliza. Isso não significa que seu dia inteiro tenha que ser apenas trabalho (é realmente importante fazer intervalos regulares para se refrescar mental, fisicamente e emocionalmente), apenas que todas as atividades não relacionadas ao trabalho também precisam ser agendadas.Ao criar sua programação, leve em consideração os outros compromissos da sua vida e encontre uma rotina que permita cuidar deles também. Se você tem um filho, incorpore os cuidados deles em sua programação. Se você pratica esportes ou é voluntário, agende um horário para realizar o trabalho antes ou depois dessas atividades.
Depois de definir sua programação, torne-a visível para seus colegas de trabalho com um calendário compartilhado. Dessa forma, eles saberão quando você está livre para conhecer e quando bloqueou o trabalho e os momentos pessoais. Também é uma boa idéia garantir que amigos e familiares entendam sua agenda e a respeitem. Estabeleça limites e expectativas, informando que trabalhar remotamente não significa que você está livre o tempo todo.
Dica 4: crie um processo para colaboração
Trabalhar em casa pode parecer uma experiência individual, mas geralmente ainda envolve interagir com outras pessoas, seja na reunião com sua equipe, na obtenção de tarefas, na tomada de decisões ou no fornecimento e recebimento de feedback. Portanto, é importante configurar métodos de colaboração enquanto você trabalha remotamente.Conversar cara a cara pode ajudar na colaboração, então considere a videoconferência para esses momentos.
Embora o email possa ser eficaz para tomar uma decisão oficial ou transmitir informações, as caixas de entrada das pessoas podem ficar entupidas rapidamente. Se você precisar fazer uma pergunta rápida ou enviar uma atualização rápida para sua equipe, aplicativos de bate-papo como o Google Hangouts ou o Slack são uma boa alternativa ao e-mail.
Brainstorming ou discussões detalhadas geralmente requerem uma reunião oficial. Conversar cara a cara muitas vezes ajuda a colaboração, então você pode considerar a videoconferência para esses momentos . A videoconferência também é uma ótima maneira de fazer check-ins regulares com sua equipe. Isso pode ajudá-lo a ficar a par do que os outros estão fazendo e também ajudar todos a manter um relacionamento que, de outra forma, poderia ser negligenciado por não compartilhar um local de trabalho.
Veja Também:
DICA BÔNUS:
Ao acordar, troque de roupa como se fosse ao trabalho, essa ação permitirá que seu corpo entenda que é hora de trabalhar, aumentando sua produtividade e reduzindo distrações.Aliás, falando em distrações: elas são um dos maiores desafios do profissional que exerce funções de forma remota.
Dessa forma, para manter seu cérebro motivado, evite se dedicar a atividades que não estejam relacionadas à sua rotina de trabalho. Uma forma de fazer isso é por exemplo, separar um horário para lavar a roupa em vez de parar de fazer aquela apresentação que você está finalizando para estender uma roupa.
Viu? não precisa ser um bicho de sete cabeças e a gente quer te ajudar nessa jornada.
Então assine nossa newsletter para mais conteúdos como esse e compartilhe nas redes sociais.
Vamos juntos criar uma rede de apoio para enfrentar a pandemia? #Ficaemcasa
Até a próxima.
0 Comments:
Postar um comentário