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Como ajudar seu pequeno negócio em tempos de crise


Enquanto comunidades em todo o mundo respondem às preocupações relacionadas à transmissão do COVID-19 (também conhecido como novo coronavírus), sabemos que o momento traz desafios únicos para as micro e pequenas empresas. Aqui estão algumas dicas e recomendações para te ajudar a navegá-lo com seus funcionários e clientes. Para obter informações e orientações atualizadas sobre o COVID-19, por favor verifique o site da Organização Mundial da Saúde.

Comunicação com seus clientes

Se seu horário de funcionamento mudou, edite seu Perfil Comercial no Google para que os clientes saibam se seu estabelecimento está aberto, fechado ou se modificou o horário de atendimento.
Use as Postagens para comunicar informações relevantes diretamente no seu Perfil Comercial no Google, como ofertas especiais ou atualizações sobre seu estoque de produtos.
Considere definir uma resposta automática por email, com respostas para perguntas frequentes para ajudar seus clientes a obterem informações rapidamente.

Comunicação com seus funcionários

Mantenha as informações de contato de seus funcionários, fornecedores e clientes atualizadas e on-line, para que possam ser acessadas em qualquer dispositivo.
Faça um plano de continuidade de negócios e, se sua empresa tiver mais de uma unidade, dê aos gerentes locais autonomia para tomar decisões e ações necessárias, com base em seu plano de continuidade de negócios, dependendo das condições de surto da doença naquela área.

Trabalhando remotamente

Dada a natureza dinâmica do vírus, se possível, esteja preparado para trabalhar de casa inesperadamente. Por exemplo: leve seu laptop para casa ao final de cada dia de trabalho, verifique se você tem acesso remoto a informações importantes, etc.

Prepare-se e ajude sua equipe a trabalhar de casa de forma eficiente.


Colabore com seus colegas de trabalho usando um documento compartilhado, fazendo uma rápida ligação em conferência, criando um grupo de e-mails ou uma sala de bate papo.

Certifique-se de que você possa acessar documentos importantes de qualquer lugar, fazendo upload na nuvem através de um produto como o Google Drive ou baixando o arquivo em seu telefone celular ou computador para acessar quando estiver offline.

Se você utiliza Chromebooks, verifique se eles tem em vigor as políticas necessárias para acessar os recursos da empresa em casa e manter seus dispositivos e dados seguros.


Veja também:
6 dicas para melhores videochamadas enquanto trabalha em casa





Modificando sua publicidade (se necessário)

Edite seus anúncios conforme necessário para informar aos clientes se seu negócio está aberto e se oferece serviços úteis, como delivery, por exemplo.

Pause suas campanhas se a disponibilidade do seu produto for impactada por problemas na rede de suprimentos ou pelo aumento da demanda.

Se sua empresa depende de clientes dos países mais afetados pelo vírus, considere priorizar o orçamento do seu anúncio para outros locais.

Via: withgoogle
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