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hashtag (#) O que é? Para que serve? E como utilizá-las?


Hashtag é uma palavra-chave antecedida pela cerquilha (#) que as pessoas geralmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas Redes Sociais. A adesão delas se tornou popular no Twitter e se disseminou para as maiores mídias sociais da atualidade.

Se as redes sociais são lugares em que as pessoas podem compartilhar o que estão assistindo, pensando e sentindo, não seria ótimo se a gente conseguisse filtrar pesquisas em torno do tema destes comentários?

Se você concordou com esse questionamento pode ficar feliz, pois existe uma solução para isso.

É o uso das hashtags!


Caixa de ovos com pequenos adesivos que mudam de cor de acordo com a validade do povo


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Com a disseminação do uso das redes sociais, a presença das hashtags está se tornando cada vez mais constante.

Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar deste artifício, porém não entendem a sua função principal.

Por isso, para compreender melhor para que serve e como utilizá-la de forma correta, confira este post a seguir.

Afinal, o que é hashtag?

Hashtag é uma palavra-chave antecedida pela cerquilha (#) que as pessoas geralmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas Redes Sociais. A adesão delas se tornou popular no Twitter e depois se disseminou para as mais populares mídias sociais da atualidade.

Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico.

Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

A partir dessa pesquisa é possível encontrar as pessoas que estão falando sobre o assunto e o que cada uma delas compartilhou.

Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre algum assunto ou conteúdo novo no meio do Marketing de Conteúdo, você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.

Assim, descobrirá o que as pessoas estão achando e comentando a respeito desse tema.




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Como e quando usar hashtag?

Para utilizar uma hashtag é muito simples. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#), ou jogo da velha, como é conhecido no Brasil.

E, logo após, inserir a palavra chave que você achar que irá classificar melhor o seu post. Não se esqueça de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as palavras juntas.

Voltando ao nosso exemplo, para falar sobre Marketing de Conteúdo, por exemplo, basta adicionar a hashtag #contentmarketing ou  #marketingdeconteúdo e você garantirá que o seu comentário esteja incluído no universo de pesquisa do tema.

Dicas básicas para usar hashtag

É importante falar sobre algumas dicas que podem ajudar muito para que as suas hashtags tenham sucesso.

Não coloque todo o conteúdo em uma hastag

Se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso irá restringir muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

Não use uma hashtag pra cada palavra
Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando #sobre #o #filme, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post
usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

Confira a ortografia
um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar a hashtag.








De que forma a minha empresa pode usar hashtag?

Agora que você já sabe o que é uma hashtag e como deve utilizá-la de maneira adequada, é hora de entender como você pode aplicar tais conhecimentos na prática da sua empresa.

Primeiramente, é importante enfatizar a importância de se ter perfis corporativos nas redes sociais em que os seus públicos estão mais presentes e ativos.

Desta forma, é possível interagir e se aproximar do público, criando uma relação que vai muito além do simples comercial.

Assim, se o seu perfil é público, o uso de hashtags apropriadas pode fazer com que o seu conteúdo seja encontrado por diversas pessoas, além daquelas que já são seguidoras da sua página.

Então, escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.

É interessante criar uma hashtag própria para a sua marca ou evento como estratégia de marketing digital.

Desta forma, você pode incentivar os seus públicos a compartilharem conteúdos com a sua hashtag para concorrerem a promoções ou prêmios, por exemplo, e em troca eles estarão aumentando muito a visibilidade da sua hashtag.

Quando uma marca cria uma hashtag e as pessoas começam a se apropriar dela, elas estarão interagindo diretamente com a marca e com a empresa, aumentando a chance de se tornarem clientes posteriormente.






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Como funciona a hashtag em cada uma das redes sociais?

Mesmo tendo sido criada pelo Twitter, hoje elas já são muito disseminadas no contexto online e diversas outras redes sociais também incentivam os seus usuários a utilizarem hashtags.

É muito importante que se pesquise muito bem cada uma das mídias sociais para entender como as pessoas se comportam e como utilizam as hashtags para conseguir gerar o maior engajamento possível.

São várias as redes sociais que aderiram às hashtags, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Google+, Pinterest e Vine. Mas o comportamento dos usuários é bem diferente e singular em cada uma delas.

Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts, justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.

Já no Instagram, as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags, em média.

Além do volume diferente de hashtags utilizadas, cada uma das redes sociais tem as suas particularidades e especificidades.

Portanto, pode ser que uma palavra-chave que faça muito sucesso no Twitter não necessariamente será tão bem sucedida no Facebook.

Nós vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.

Mas antes, quer aprender a fazer marketing no LinkedIn? Confira baixe nosso guia completo sobre o assunto!



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Como usar hashtags para marketing em cada rede social?
Além de hashtags referentes a acontecimentos ou datas importantes, e de hashtags criadas por diferentes empresas para fins de marketing, algumas hashtags também surgem com ideias dos usuários e tornam-se virais.

Sua empresa pode usar essas hashtags para entrar em uma conversa que reúne milhares de pessoas no mundo todo.

Cada rede social tem suas próprias hashtags virais. Alguns exemplos são:

#FF no Twitter – “Follow Friday”, algo como “Sexta-feira da seguida”, uma hashtag usada para recomendar aos seus seguidores um perfil que você acha interessante).
#instagood no Instagram – usada para indicar uma foto que ficou muito boa.
As hashtags virais muitas vezes não passam de uma rede social para a outra. Não faria muito sentido usar #instagood em um tweet, por exemplo.

Você também já viu, no item anterior, que existem importantes diferenças entre o modo como as pessoas se apropriaram das hashtags em redes sociais diferentes. Nós destacamos que em algumas redes sociais elas são mais usadas do que em outras.

Além dessas diferenças, também existem questões práticas que mudam de acordo com o canal. Em outras palavras, o passo a passo para usar uma hashtag e as funções disponíveis também mudam ligeiramente conforme a rede social.







Instagram

No Instagram, para usar uma hashtag, é preciso incluí-la em um post feito a partir de uma conta pública. Uma diferença interessante em relação ao Twitter e Facebook é que, quando você começa a digitar uma hashtag no seu post, ao inserir o símbolo da cerquilha, o Instagram imediatamente começa a sugerir hashtags baseado na popularidade.

Para pesquisar os resultados com a sua hashtag, você precisa digitá-la no campo de busca e clicar na opção Tags. Você também pode ver as hashtags mais usadas clicando na opção Explore, representada pela lupa, na parte de baixo da tela.

Você logo vai notar que, no Instagram, as hashtags são bem mais gerais do que no Twitter. Elas se referem mais às fotos em si, como é o caso da hashtag #nofilter, que indica uma foto sem filtro.

Enquanto isso, as hashtags do Twitter tendem a ser mais relacionadas a temas do momento.

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